Atividade interdisciplinar a ser realizada no Liceu de Messejana nos dias 14 e 15 de dezembro de 2009

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VIII FEIRA CULTURAL E CIENTÍFICA

1-PERÍODO:
A VIII Feira cultural e científica do Liceu de Messejana acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2009 nos três turnos da escola.

2-COORDENAÇÃO:
O evento será coordenado pelo núcleo gestor, PCA’s, professores e grêmio estudantil.

3-TEMA:Um olhar sobre o Ceará”

4-OBJETIVOS:
  • Incentivar a prática da pesquisa científica e cultural como instrumento imprescindível à formação dos educandos;

  • Valorizar a realização de trabalhos coletivos de pesquisa científica e cultural no ensino médio, fortalecendo o espírito crítico e participativo dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento;

  • Possibilitar maior integração entre professores, estudantes e núcleo gestor.
5-PARTICIPANTES:

A Feira está aberta à participação de todos os estudantes da escola. Cada turma corresponderá a um grupo, totalizando 36 grupos.
Cada turma (grupo) irá trabalhar com um subtema orientado por professores.

6-INSCRIÇÕES:

As inscrições acontecerão a partir do dia 17 de novembro (segunda-feira), sendo encerradas no dia 20 de novembro (sexta-feira), pelos professores orientadores de cada grupo.

7-OS PROFESSORES ORIENTADORES:

Cada grupo contará com o apoio de dois professores orientadores que ficarão responsáveis por:
  • Fazer a inscrição da turma;

  • Orientar a escolha do subtema;


  • Dividir a sala em três subgrupos, para que cada um trabalhe o assunto da turma em uma das três áreas de conhecimento (área de Linguagens e Códigos, área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e área de Ciências Humanas);



  • Orientar na elaboração do projeto de pesquisa;



  • Fazer a correção do projeto de pesquisa ;



  • Solicitar ao grupo que faça uma apresentação prévia do trabalho, para que o mesmo possa dizer se o trabalho deve ser melhorado


  • Acompanhar todo o trabalho do grupo, finalizando com a montagem para a apresentação.
8-APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA:

Uma semana antes da apresentação dos trabalhos, dia 7 de dezembro de 2009, os grupos deverão entregar a parte escrita (projeto de pesquisa) aos professores orientadores.
Como elaborar o projeto de pesquisa:
  1. CAPA



  2. FOLHA DE ROSTO





  3. SUMÁRIO



  4. OBJETIVO (O que queremos atingir com o projeto, o que queremos mostrar/provar. )



  5. JUSTIFICATIVA (O que motivou o grupo a apresentar o projeto.)





  6. METODOLOGIA/FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (Como o trabalho será realizado/em que foi fundamentado.)





  7. RECURSOS (O que será usado na apresentação do trabalho. )





  8. BIBLIOGRAFIA ( livros, revistas, filmes, internet, etc...)





  9. ANEXOS

9-AVALIAÇÃO:
A avaliação dos trabalhos acontecerá em duas etapas: ESCRITA e PRÁTICA.
  • ETAPA ESCRITA: Ao projeto de trabalho será atribuído de 0 a 1 ponto, a correção será feita pelos professores orientadores.



  • ETAPA PRÁTICA: Cada sala será dividida em três áreas de conhecimentos e será atribuído de 0 a 1 ponto para cada área no total de até (3) três pontos. Para a apresentação dos trabalhos, as turmas ficarão organizadas da seguinte maneira:

DIA: 14/12/09(segunda – feira) :
MANHÃ: 2ºC, 2ºD, 3ºA, 3ºB, 3ºC e 3ºD
TARDE: 1ºE, 1ºF, 1ºG, 1ºH, 1ºI e 2ºE
NOITE: 2ºK, 2ºL, 3ºH, 3ºI, 3ºJ e 3ºK
DIA: 15/12/09 (terça-feira):
MANHÃ: 1ºA, 1ºB, 1ºC, 1ºD, 2ºA e 2ºB
TARDE: 2ºF, 2ºG, 2ºH, 3ºE, 3ºF e 3ºG
NOITE: 1ºJ, 1ºK, 1ºL,1ºM,2ºI e 2ºJ

10-DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os trabalhos serão apresentados na própria sala do grupo, terão início – manhã: 8:00h, tarde: 14:00h e noite: 19:30h e só serão desmontados às 11:30h (manhã), às 17:30h (tarde) e às 21:40h (noite). Caso contrário a equipe perderá pontos.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada pelos professores da escola e alunos da UFC que participam do projeto PIBID, que atribuíram de 0 a 1 ponto para a apresentação de cada subgrupo, de acordo com os critérios a seguir:
A turma que apresentar em cada série de cada turma os melhores trabalhos receberá (4) quatro pontos na média, mesmo obtendo nota de avaliação inferior e cada aluno da turma receberá um certificado.
Cada turma apresentará trabalhos relacionados ao subtema sendo no mínimo (30min) trinta minutos e no máximo (45min) quarenta e cinco minutos.
Os alunos que não participarem dos trabalhos terão que justificar o motivo, só assim será permitido que façam provas de todas as disciplinas com (10) dez questões cada prova valendo de 0 a 4 pontos. Do contrário ficarão sem a nota de até 4 pontos na média do terceiro bimestre.
Os alunos das turmas dos 1º e 2º anos, diurno, que possuem prática de laboratório, poderão obter até mais 2 pontos, sendo 1 ponto de nota de laboratório e 1 ponto de nota em atividade/trabalho na média do 3º Bimestre para complementar 6 pontos.
Cada turma poderá se caracterizar ou confeccionar sua blusa a seu critério, desde que na blusa apareça o nome da Feira e o da Escola.

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